quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Como me sinto na borda da piscina

Ela deu boa noite, sorriu, entrou no táxi e foi-se embora.

Antes disso houve um afago, mãos quentes e leves roçando a cara deslavada, a palma macia da mão acariciando a maçã ossuda do rosto maguinho, a ponta dos dedos finos embrenhando-se na barba rota.

Antes disso houve um beijo, pareceu-me o último, pareceu-me o primeiro, tinha mesmo o mesmo jeitão estranho de primeiro beijo, quando os lábios não se conhecem, só que menos intenso, um pouco mais salgado, num pulso de coração aflito em alívio.

Antes disso os olhares se cruzaram longamente e muitos caminhos se revelaram naquelas retinas cristalizadas pela noite opaca de temperatura amena.

Antes disso, turbilhão.

No meio da tempestade me acalmei, fiz do mar revolto uma piscina, sentei na sua borda e sacudi os pés brincando de fazer ondas, escolhendo frequência, ritmo, intensidade, volume.

Antes disso - ou foi depois - dormi na rede.

O ar pegado sacudia a rede como se fosse ínfima galé em ondas densas, mareado foi que dormi na rede.

- E antes, meu amor?
- Antes ainda? Amor!
- E antes, meu amor?
- Antes ainda?
- O que te parecia? O que te parece agora?

Antes era mar, era intenso, era ilimitado, me parecia profundo.
Mergulhei mesmo de ponta, estava com água até as coxas e mesmo assim pulei de ponta no pontal, feliz ano velho, parecia-me que era mar e era mesmo piscina.

Antes disso, pensei ser navio, antes era eu depois era você, o navio e três âncoras te segurando. Pareceu que quando a maré ficar mais intensa vão aparecer mais âncoras.

E assim fica a embarcação segura?

Fica ancorada, fica presa.

Antes disso, feliz ano velho, pulei de ponta, me afoguei.

Depois de tudo sou água, sou mar, ondas revoltas, sem borda, sem limites, sem âncoras, vou e vou e continuo indo, fluindo.

E antes disso, ou depois, lembro do teu último olhar de temperatura amena.
E retinas cristalizadas.
Mais profundo que a existência, sem bordas, infinito.
Mergulhei de ponta.
Antes, agora, depois.
Atemporal.

Nenhum comentário: