sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Natureza Viva?

Vi um golfinho dia desses, na orla da Praia do Farol, era umas 14h mais ou menos, foi incrível, chocante, fiquei sem palavras, foi a primeira vez que vi um golfinho de verdade na minha vida e ele estava morto.

Ele estava na orla, mas não na areia, estava jogado na calçada, devia ser um boto-rosa mas estava roxo, esticado com a pele inchada e estorricando ao sol delícia de Pernambuco.

Fiquei angustiado, de longe pensei ser uns sacos de lixo na calçada, quase tombando pra dentro da Avenida Beira-Mar, em frente à placa da Praia do Farol,em frente à faixa de pedestres.

Foi triste demais, fiquei meio atordoado com este tipo de informação, fiquei atônito, olhei em volta e as pessoas passavam indiferentes, nem olhavam, como se aquela cena fosse comum por aqui, espero que não seja, espero que não seja.

Comecei observar com mais atenção a poluição da Orla Pernambucana, não só da Orla, como dos rios todos por quais tenho passado, "Rios, pontes e overdrives" já dizia o Cientista.

Fico com vontade de entrar no mar com algum tipo de rede e ir arrastando aquelas toneladas de sacolas plásticas, potes e um inominável e incontável quantidade de entulhos que:
Ou as pessoas estão descartando diretamente no mar, quando vão à praia e não levam seus lixos embora;
Ou todo esse lixo vêm dos rios que cruzam todas as cidades aqui e descartam tudo diretamente no mar.
Ainda tem a possibilidade disso tudo, ou parte disso, vir do alto mar, de outros lugares, não sei.

Está aí uma questão para se pensar, em soluções, em ações, muita coisa para se pensar, muitas informações neste novo cotidiano Pernambucano.

Nenhum comentário: