sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O pintor de Ibotirama

"Ibotirama, Bahia, 16 de agosto de 2017
Chegamos aqui às margens do São Francisco pela cidade de Ibotirama, Bahia, onde de tantas coisas e pessoas que conheci, me chamou atenção este senhor gente boa que me levou cidade adentro na garupa de sua bicicleta para que eu conseguisse comprar algumas peças para arrumar nossas bicis que tínhamos acabado de parar em uma oficina, sempre cansadas do peso da viagem.
Senhor divertido, piadista que se apresentou como "Marão, o Pintor de Ibotirama".
Marão ia pedalano sua barra circular comigo na garupa e o Sebastian correndo e latindo atrás da gente, atravessamos a pequena cidade, passamos por duas lojas e à caminho da 3°, Marão soltou essa: "Vamos em outra loja então!? Assim já está me dando muito trabalho!" e gargalhou por cima.
Comentei que agora além de pintor ele é o primeiro bicitaxista de Ibotirama, ele gostou da idéia, sorriu ainda mais e disse que uma vez ouviu uma frase com a qual se identificou e sobre a qual sua vida é regida: "Se você não 'vévi' pra servir, você não serve pra viver!" e no sorriso contínuo afirmou que por isso estava me ajudando.
Marão falou um pouco sobre suas andanças, disse que morou em muitos lugares e por muitos anos morou "Lá em Santo André, ABC Paulista, já ouviu falar?"
Foi minha vez de gargalhar, disse que conheço a cidade, aliás, muito bem as 7 cidades ABCDMRR, que morei 'perto da Pirelli' durante 10 anos.
Aí sarrista como ele só, Marão falou pra eu parar de contar sobre essas coincidências senão a gente ia descobrir algum parentesco entre a gente e ele já tinha parente demais pelo mundo.
Paramos na última bicicletaria da cidade, encontrei as peças qe precisava, tomamos das cervejas para brindar a diversão, a nova amizade e a corrida do bicitaxista pelo turismo em Ibotirama e pela agradável companhia.
Ao nos despedirmos ele montou na sua bici, olhou para trás e mais uma vez disse:
"Não esquece hein, Marão! O pintor de Ibotirama! Se precisar de qalquer coisa, pode me procurar!"
E lá fomos, cada um pro seu lado até o próximo encontro.#

Nenhum comentário: