sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Pedalando em Sergipe

Pedalando pelo Litoral Sergipano, na areia da praia entre Pirambú e Lagoa Grande, a lateral do pneu dianteiro da minha bici simplesmente rasgou.
E não é à toa que eu trago meu caderninho e caneta na viagem, pra ir anotando essas coisas no meu diário de bordo...
"Lagoa Grande, Sergipe, 30 de Agosto de 2017
Caminhei 6 kms empurrando a bici pela areia da praia, Sebastian ia correndo e se divertindo ao meu lado, apesar de precisar arrastar a bici carregada (não tenho a mínima idéia do peso que eu levei na viagem) até estava me divertindo, havíamos almoçado em Pirambú e iríamos dormir em Lagoa Grande, foi o que fizemos.
No dia seguinte, não havia como trocar o pneu naquela cidade, precisava dar um jeito e foi assim que me indicaram o Povoado de Aningas, disseram que ali encontraria a oficina do Jeffinho, mecânico de motos e de bicicletas e que certamente me ajudaria.
Cheguei na oficina e encontrei com o Germínio, pai do Jeffinho.
Germínio foi muito atencioso, falei da cicloviagem, que pretendia seguir pela praia até a balsa que leva à Alagoas.
Germínio deu risada, disse que eu era muito doido (ouvi isso algumas vezes), disse que era caminhoneiro e que a oficina era do filho dele que estava em Aracajú.
Pegou o pneu na mão, observou o rasgo e em seguida fomos pensando em soluções para a questão, já que não teria como eu trocar o pneu.
Tentamos fazer remendo do tipo "manchão" utilizando cola quente, tentamos uma tira de pneu de moto colada na lateral interna, nada dava certo.
Aí Germínio teve a idéia iluminada de costurar o pneu da bici. Sensacional!!!
E lá foi Germínio, agulha e linha na mão, habilmente consturando o pneu e as conversas, me explicava um pouco sobre as estradinhas e os povoados daquela região.
Em alguns minutos o pneu estava pronto com a seriedade de Germínio que deixou claro: "Pra trocar por um pneu novo na primeira loja", "Acho que o peso da bicicleta está fazendo a jante desgastar demais este pneu".
Germínio não pedala mas é bicicleteiro, gosta de cicloviajantes, é mecânico de moto, de carro e de caminhão, não entende de bici, mas entende de estrada, de carga, de qualidade de pneus.
Acho melhor me lembrar de Germínio e observar a carga da bicicleta na próxima cicloviagem."

Nenhum comentário: